Portugal conquista a medalha de prata no Troféu Marisa Sgaravatti

08-07-2025

"A jogar em casa, Portugal foi vice-campeão no Troféu Marisa Sgaravatti, a sua melhor classificação de sempre nesta competição por países sob a égide da European Senior Ladies Golf Association (ESGLA). A 34.ª edição decorreu no Praia D'El Rey Marriott Golf & Beach Resort, em Óbidos, e a seleção nacional perdeu apenas na final para a forte Finlândia.

A equipa representativa da APSGS (Associação Portuguesa de Seniores de Golfe – Senhoras) – entidade organizadora do evento – foi constituída pela capitã Ana Basílio (ACP), Paula Saúde (Troia), Arminda von Kaenel (Vilamoura), Madalena Costa Macedo (Belas) e Marta Lampreia (Quinta do Perú).

A prova, para jogadoras com handicaps entre 5,0 e 16,0, contou com 18 nações participantes, que foram, por ordem alfabética, a Alemanha, Áustria, Bélgica, Chéquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal, Polónia, Suécia e Suíça.

Nos dois primeiros dias as equipas competiram individualmente, por stroke play (pancadas), sendo contabilizados diariamente os quatro melhores resultados, por forma a definir os "flights" da fase de match play.

Com um total de 656 (330+326, +72), a equipa portuguesa ficou no segundo lugar e foi integrada no Flight A, que incluiu a vencedora Chéquia (com 652, +68), e a Noruega e a Finlândia, respetivamente terceira e quarta classificadas.

Nas meias-finais, com cinco encontros de match play, Portugal bateu a Noruega por 4.5-0.5, ao passo que a Finlândia ganhou à Chéquia por 3-2.

Na final, o quinteto nacional perdeu para a Finlândia por 3.5-1.5.

A Chéquia subiu ao pódio ao derrotar a Noruega por idêntico resultado na partida pelo terceiro lugar.

"O segundo lugar é óptimo, até porque, se formos ver as expectativas face ao nível de handicaps das 18 equipas que estavam em prova, não era este o nosso lugar, era muito mais para baixo, por isso acho que estivemos muito bem", disse a a presidente da APSGS, Paula Saúde.

E acrescentou: "Já tinhamos no passado ficado no 1.º Flight, mas esta foi a nossa primeira medalha. A nossa equipa era equilibrada e esteve muito empenhada. A final foi muito bem disputada e teve um bom nível, mas a Finlândia era muito forte – nem percebo como ficou só em 4.ª na fase de stroke play."

Paralelamente, no vizinho West Cliffs Ocean and Golf Resort, teve lugar o 11.º European Ladies' Masters Team Championship, para jogadoras com pelo menos 65 anos de idade (com handicaps até 14,0), com a presença de 12 países. A competição disputou-se no mesmo molde do Troféu Marisa Sgaravatti.

Aqui Portugal contou com Julia Lavradio, Ana Ana Serrao Neto, Filomena Lorena e Teresa Gomes, tendo terminado no 12.º lugar na fase de stroke play, antes de vencer os dois encontros – frente à Finlândia (por 2,5-0,5) e à Islândia (2-1) – do Flight C, o que lhe deu o 9.º lugar final.

Venceram os Países Baixos ao baterem a França por 2,5-0.5.

A Suécia será a anfitriã da próxima edição – em 2026 – do Troféu Marisa Sgaravatti e do European Ladies' Masters Team Championship."

(Notícia tirada do site golftatoo.com)