Benjamine Bouillonnec vence “Troféu Teresa Symington”

02-02-2026

A "33rd International Portuguese Senior Ladies Golf Competition" disputou-se em Vilamoura ao longo de três dias e consagrou como Campeã na 1ª Categoria a francesa Benjamine Bouillonnec.

Organizada pela APSGS – Associação Portuguesa de Seniores de Golfe – Senhoras, a competição contou com a presença de 162 jogadoras, incluindo 30 sócias.

As participantes foram divididas em quatro categorias e foram distribuídos prémios às duas primeiras "Gross" e à melhor jogadora "Net" em cada categoria.

Apesar das condições climatéricas adversas que se fizeram sentir por todo o País no início da semana, foi possível realizar a prova dentro do previsto, com as jogadoras a realizarem três voltas, em três campos de Vilamoura: Old Course, Millennium e Pinhal.

Ana Paula Saúde, Presidente da Direção da APSGS, salientou que "nada teria sido possível sem o empenho e o profissionalismo do 'staff' dos campos, que nomeadamente levou a que fosse possível mudar a prova do Laguna para o Millennium Golf em cima da hora". O trabalho das equipas de manutenção também mereceu rasgados elogios, "que colocaram os campos nas melhores condições possíveis dadas as circunstâncias e que possibilitarem que tudo decorresse dentro do previsto, apenas com um ligeiro atraso no início do primeiro dia".

Na 1ª Categoria (handicaps até 6,0) competiram 24 jogadoras. A Vencedora foi a francesa Benjamine Bouillonnec, que assim ergueu o "Troféu Teresa Symington" (que homenageia uma das grandes figuras do golfe português e que teve um trabalho ímpar no desenvolvimento da atividade das Seniores). Em 2º lugar Gross ficou a Campeã de 2025, a inglesa Julia Brook. A melhor portuguesa foi Marta Lampreia (Quinta do Peru), que terminou no grupo das 8ªs classificadas. O prémio "Net" foi entregue a Carmen Mendaro (Espanha).

Na 2ª Categoria (handicaps 6,1-12,0) participaram 59 jogadoras. Em "Gross" os dois primeiros lugares foram para Yvonne Daly (Irlanda) e Denise Goodacre (Inglaterra). A melhor portuguesa foi Arminda Von Kanel (Vilamoura). Em "Net" venceu a irlandesa Paula Murray.

Na 3ª Categoria (handicaps 12,1-18,0), com 39 inscritas, sagrou-se vencedora a inglesa Jasmine Kim. O segundo lugar "Gross" foi conquistado pela coreana Deuk Hee Lee. A melhor jogadora da APSGS foi April Alexander (Vilamoura). Em "Net" ganhou Bernie McGrath (Irlanda).

Na 4ª Categoria (handicaps de 18,1 a 24,0), 40 jogadoras disputaram a prova, em formato "Stableford". Arrecadou a vitória a irlandesa Angela Hayes, seguida pela britânica Youn Su Chae. Briggitte Senecaut (Montado) foi a melhor representante da Associação. Em "Net" venceu a irlandesa Oonagh Mee.

Houve ainda um prémio para as Super Seniores (jogadoras com 70 anos ou mais), que foi ganho pela irlandesa Sheena McElroy.

A "Nations Cup" teve, pela primeira vez na história da competição, a Espanha como vencedora. A equipa foi constituída por Natalia Martinez-Reboredo Ferreiro e Carmen Mendaro. A equipa "Portugal II" (Marta Lampreia, Arminda Von Kanel e Betty Vanneste) ficou no 4º lugar.

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 02 de Fevereiro de 2026

Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe